Feira Laica

Laica Timeout

In LAICA VERÃO on Junho 21, 2011 at 4:03 pm

A receita da Feira Laica já é conhecida, mas é sempre um prazer prová-la. Livros, fanzines, serigrafias. Ilustração, banda desenhada, poesia. Música, discos, artesanto.

Para ver e comprar, sob o sol de Junho, num ambiente militantemente descontraído, em plena Bedeteca, nos Olivais. E quem já a visitou sabe que não é uma feira qualquer. Mostra uma paisagem muito particular: a da edição independente. Ou seja, objectos e obras produzidos sem a autoridade do lucro, do gosto medíocre ou do subsídio. Na sua 18ª edição tem como destaques duas exposições: “Mata o teu boi”, na Matéria Prima, e uma individual de Neuro, na discoteca Trem Azul.

A primeira reúne até 6 de Julho obras do colectivo suíço de banda desenhada Hecatombe, a segunda, patente até 30 de Julho, inclui ilustração e banda desenhada e serigrafias do citado e misterioso artista romeno. Como devem imaginar, tanto num caso como no outro, não se trata de BD, “bonecos” ou desenhos giros. Mas de uma arte generosamente bruta, que explode em cores, grafismos, manchas, figuras, sequências. De regresso à Bedeteca e eis nova exposição, desta vez para um público-alvo mais abrangente. Trata-se de uma colectiva de ilustração portuguesa, intitulada ”A Ciência é a Minha Mãe Outra Vez” com trabalhos de, entre outros, Lucas Almeida, Ricardo Martins, Margarida Borges, Lucas Barbosa, André Coelho e Sílvia Rodrigues. A não perder.

No auditório, não se deve passar ao lado da sessão de filmes DIY (alguns de nomes como André Ruivo, João Tocha e Pedro Zamith) e não podemos deixar de lembrar as bancas de livros, discos e publicações, uma das maiores atracções do evento. Não é todos os dias que podemos ver o que andaram ou andam a fazer a Opuntia Books, a Oficina do Cego, a Associação Chili Com Carne ou a Imprensa Canalha.

Aliás, estão previstos novos lançamentos editoriais da (MMMNNNRRRG), Chili com Carne, Ruru Comix e Mikes Goes West. Aqui está a história da banda desenhada e da ilustração portuguesas a fazer-se em tempo real. Na Feira Laica.

A Feira Laica realiza-se no sábado, entre as 14.00 e as 20.00, em três locais: na Bedeteca (Palácio do Contador-Mor, R. Cidade de Lobito – Olivais Sul), na loja Trem Azul Jazz Store (R. do Alecrim, 21A) e na loja Matéria Prima (R. da Rosa 197). A entrada é livre, excepto nos concertos. Mais informações em https://feiralaica.wordpress.com

José Marmeleira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: