Feira Laica

Laica Dead

In Uncategorized on Dezembro 17, 2012 at 9:43 am

A Feira Laica foi o evento de edição independente mais regular e com maior visibilidade pública em Portugal. Tinha como objectivos basilares a promoção da “bibliodiversidade” e a luta contra o monolitismo cultural.

Era um projecto vivo e multifacetado, partindo de uma lógica de espaço de comércio cultural alternativo e justo, que deu visibilidade a inúmeros editores independentes, artistas gráficos e artesãos que produzem fanzines, livros, discos (CDs e vinis), serigrafias, livros de autor, k7s, entre outros objectos e artefactos que desafiam as prateleiras convencionais das livrarias.
 
De igual forma promoveu outros eventos paralelos e complementares como exposições de artes gráficas, animação infantil, workshops de serigrafia e tipografia, concertos, publicações e projecção de filmes de animação.
 
Com a maioria das suas 21 edições sobretudo em Lisboa registraram-se saídas esporádicas a Palmela, Oeiras, Seixal, Porto e Coimbra, a Feira Laica assumiu um lugar improvável na vida cultural portuguesa enquanto espaço de encontro entre os criadores e o público, numa lógica que permite a aquisição de bens culturais e criações artísticas ou artesanais, sem a existência de intermediários.

A Laica era organizada por um pequeno grupo informal de editores e criadores que funcionam como foco galvanizador de uma comunidade criativa muito mais abrangente.

Passados 8 anos de actividade, dois dos principais organizadores deste evento decidiram parar com a Feira Laica para fugir à rotina. Na realidade, estes organizadores o que gostariam era de aparecer na Laica apenas como editores e não terem de indicar onde estão as mesas e cadeiras, lidar com bandas e não poder assistir ao show, criar um ciclo de cinema e não poder ver os filmes sentadinhos com o público, etc, etc… Será uma pena não haver uma continuação do projecto uma vez que, ao contrário de 2004, nunca antes se sentiu tanta energia e publicação independente (e com qualidade!) como nos últimos dois anos.

A Laica morreu!
Viva a Laica!

Anúncios
  1. Para levar algum objecto para venda na Feira Laica, que é preciso? Já agora, têm algum contacto (e-mail ou assim) ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: